sexta-feira, 20 de julho de 2012

Fármacos Colinérgicos



Transmissão colinérgica: Funciona na liberação de um neurotransmissor que faz sinapses a acetilcolina (ACh), que é sintetizada localmente nas terminações nervosas colinérgicas. A ACh é armazenada em solução iônica dentro de pequenas vesículas sinápticas, entretanto existe uma certa quantidade de ACh livre no citoplasma das terminações colinérgicas.

Receptores colinérgicos: Muscarínico é um receptor acoplado à proteína G. São estimulados seletivamente pela muscarina e bloqueados pela atropina. Localizam-se primariamente em células efetora autônomas no coração, vasos sanguíneos, olho, músculo liso, glândulas do TGI e sudoríparas, respiratório, urinário, e SNC.

 Nicotínico é um canal de cátions regulados pelo ligante. São seletivamente ativadas pela nicotina e bloqueados pela tubocurarina ou pelo hexametônio. A ativação provoca a abertura do canal e rápido fluxo de cátions, resultando em despolarização e potencial de ação.

Agentes colinomiméticos, parassimpaticomiméticos: Trata-se de drogas que produzem ações semelhantes a da ACh, interagindo diretamente com os receptores colinérgicos ou aumentando a disponibilidade da ACh.

Ações Muscarínicas
Ações nicotínicas
Coração:
bradicardia até parada cardíaca
Ganglios autônomos
estimulo dos gânglios simp. E para. Ach em altas doses provoca taquicardia e aumento da PA
Vasos sanguíneos
dilatação, queda da PA e rubor.


Músculo liso
contração na maioria dos órgãos, aumento do peristaltismo, brônquico contração.
Músculo esquelético
intoforética de Ach provoca contração da fibra
Glândulas
aumento da secreção
SNC
A injeção direta no cérebro estímulo seguido de depressão
Olho
contração (miose)




Nenhum comentário:

Postar um comentário