segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Fármacos Anti-hipertensivos:





Fisiopatologia da Hipertensão: é uma doença cardiovascular que se baseia em medidas reproduzíveis de elevação da pressão arterial, ela é causada pela combinação de várias anormalidades. A prevalência varia com a idade, raça, costumes etc.. A HA, quando persistente, danifica os vasos sanguíneos renais, cardíacos e cerebrais e resulta em aumento na incidência de insuficiência renal, cardíaca e AVC.

Tratamento: não farmacológico redução de fatores predisponentes.

Características importantes de um anti-hipertensivo:

Ser eficaz por via oral, ser bem tolerado permitir a adm. em menor número possível de tomadas, quanto mais a dose maior efeitos adversos.

Mecanismo de ação:

Diuréticos
1ª escolha. Aumentam a excreção de Na e água, reduzindo o vol. Extracelular, Os de alça são para há com insuf. Urinária (Tiazidicos) Deve se evitar com digitálicos (arritmias cardíacas
Beta Bloqueadores
1ª escolha com IC Diminuem a PA pela diminuição do débito cardíaco diminui secreção de renina, diminue as catecolaminas nas sinapses nervosas (propanolol (b1 e b2) metoprolol e atenolol (bloq seletivos de b1).
Bloqueadores dos canais de Ca
Diminuem a concentração de Ca livre intracelular, diminui a contração do miocárdio, vasodilatação arteriolar. Causam cefaleia, tontura, rubor facial fadiga e constipação.
Inibidores do ECA
Diminui a PA, reduzindo a RVP sem aumentar reflexamente o DC, a frequencia ou contratilidade, retardam a progressão da nefropatia diabética e diminuem a albumina. Tosse seca, alteração do paladar, piora doenças renais.
Antagonistas dos receptores de angiostensina I
Semelhantes aos inibidores do eca, o nome já diz
Inibidores adrenérgicos de ação central
Estimulam os receptores alfa-2-adrenérgicos pré sinápticos no SNC, reduzindo o tônus simpático.
Vasodilatadores de ação direta
atuam sobre a musculatura da parede vascular relaxando e reduz RVP

Nenhum comentário:

Postar um comentário